Yahoo! - Uma menina de 3 anos morreu após levar uma descarga elétrica de um celular que estava carregando. A criança, que ainda foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina - UPAE, estado de Pernambuco, já chegou ao local sem vida. Os médicos ainda tentaram reanimá-la por quase uma hora.

A informação foi compartilhada no Facebook pela própria UPAE, como uma “obrigação de prestar um serviço público e alertar a sociedade sobre os perigos relacionados ao mau uso do celular”, principalmente quando o aparelho estiver carregando.

O texto da publicação continua após a publicidade

“Não há palavras para descrever tamanha tragédia. Aqui na unidade nós não atendemos criança, mas eventualmente chegam casos como esse. Fazemos de tudo para tentar salvar vidas, mas nem sempre é possível”, publicou a coordenadora geral, Graziella Franklin.

Desligue o celular enquanto carrega
O post ainda fez uma série de alertas relacionados aos perigos que envolvem o manuseio de celulares enquanto eles estão sendo carregados. Além de não mexer nos dispositivos, a recomendação é a de que eles permaneçam desligados enquanto a carga não está completa.

“Manuseá-los durante o carregamento da bateria pode provocar o superaquecimento, especialmente em celulares com as opções de carga rápida ou turbo, devido à grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação”, explica o técnico em segurança do trabalho, José Guilherme Castro.

“Também não deixe-o carregando em cima da cama ou embaixo do travesseiro ligado na tomada. O aparelho pode ter um curto-circuito e provocar um incêndio na sua cama, enquanto você está dormindo. Depois do celular carregado, sempre retire da tomada e guarde o carregador em local seguro. E, o mais importante, nunca deixe um celular carregando em local onde crianças tenham acesso”, completa.

De acordo com o Extra, algumas ações devem ser tomadas em caso de choque elétrico:

* Corte ou desligue a fonte de energia;
* Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando choque (use materiais não condutores e secos, como madeira, plástico, panos grossos ou borracha);
* Chame uma ambulância ligando para o 192 ou 193;
* Se a pessoa estiver consciente, a acalme;
* Se estiver inconsciente, mas respirando, deite-a de lado colocando-a em posição lateral de segurança;
* Se estiver inconsciente e não respirando, inicie a manobra de reanimação até a chegada da ajuda médica (se estiver apto a isso).