O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil, já está disponível, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em formato digital. O cadastro gratuito é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, disponível para iOS e Android. As informações são do G1.

Para obter o documento digital basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro. É necessário que o proprietário tenha pago o licenciamento do veículo de 2018. Para efetuar o cadastro é preciso informar o número do Renavam e o número do código de segurança do documento impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Flávio Prates, a mudança é que os condutores poderão ter o arquivo digital do CRLV como se tem hoje com a CNH Digital por meio de um aplicativo para smartphones.

O documento eletrônico poderá ser apresentado em substituição do CRLV físico, desde que seja apresentado no aplicativo específico, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran.

Para terem o CRLV digital, os usuários que já têm o aplicativo e o documento de CNH digital devem atualizar a versão, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.

Após ter o CRLV gerado, o documento estará disponível em 24h para download. O documento pode ser salvo e armazenado no celular, sem precisar de conexão de internet para consultá-lo. Segundo informou o Detran-GO, o proprietário do carro não precisa atualizar os dados cadastrados na sede do Detran para obter o documento de CRVL digital, como é exigido para obter o documento digital de CNH.