A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) oferece à população o serviço de bloqueio a operadoras de telemarketing, em Goiás. Este serviço é exclusivo do portal. Interessados podem cadastrar até três números habilitados em seu CPF no estado. As são do G1.

Segundo a gerente do Procon Goiás, Rosânia Nunes, todas as empresas de telemarketing do país são obrigadas a retirar do cadastro esse cliente.

"O bloqueio de telmarketing inclui as ligações e também o envio de mensagens, tanto no Messenger, Whatsapp, qualquer tipo de mensagem."

"Ele bloqueia todas as empresas de ofertar serviços e produtos", completa. "Não tem como bloquear apenas operadoras de telefonia. Quando ela cadastra os números, todas as empresas de telemarketing ficam proibidas de entrar em contato com ela para ofertar produtos, vender."

O bloqueio busca atender à Lei Estadual nº 17.424/11. As empresas têm 30 dias para retirar o número cadastrado de seu banco de dados, cessando assim as ligações. Atualmente, 13 mil números estão abarcadas pelo serviço.

Caso a empresa não respeite o bloqueio, o consumidor deve registrar queixa no Procon Goiás. A superintendência abre uma reclamação, e a empresa vai responder judicialmente pela importunação do consumidor, com pagamento de multas proporcionais.

Também por meio do ProconWeb, os consumidores podem tirar dúvidas diversas sobre os direitos do consumidor, fazer denúncias diversas, fazer reclamações de problemas seus com fornecedores e acompanhar o andamento de suas queixas, além de realizar pedidos de cálculos de dívidas em qualquer horário, final de semana e feriados.

De acordo com o Procon Goiás, apenas no primeiro trimestre de 2018, foram atendidas 3.810 solicitações por meio do ProconWeb.