Cuidar da saúde de forma preventiva ainda não é um hábito consolidado entre as pessoas no Brasil. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Locomotiva, empresa brasileira de pesquisa e inteligência de negócios, mais da metade dos brasileiros só procuram um médico quando sentem algum incômodo ou enfrentam um problema de saúde mais grave. O dado revela um cenário preocupante: a falta de acompanhamento médico regular impede o diagnóstico precoce de doenças silenciosas, que poderiam ser tratadas com maior eficácia se detectadas a tempo.
Quando se fala em saúde preventiva, o check-up anual é uma das principais ferramentas para identificar precocemente doenças que, muitas vezes, se desenvolvem silenciosamente. “Exames regulares permitem monitorar a saúde e identificar doenças em estágios iniciais, quando são mais tratáveis, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento”, explica Alexandre Pimenta, médico e responsável técnico nacional do AmorSaúde, rede de clínicas parceira do Cartão de TODOS.
O check-up é composto por uma série de exames laboratoriais e clínicos que ajudam a avaliar o funcionamento do organismo como um todo. Mesmo quando não há sintomas aparentes, é importante incluir:
Além desses exames, Alexandre Pimenta ressalta que há recomendações específicas conforme idade, gênero e histórico familiar:
Embora o check-up anual seja uma boa referência de cuidado, Alexandre Pimenta reforça que o corpo envia sinais que não devem ser ignorados. “Estar atento ao próprio corpo e reconhecer mudanças é parte fundamental da prevenção”, alerta.
Alguns sintomas exigem atenção imediata e indicam a necessidade de procurar o médico antes mesmo da data do check-up, tais como:
Conforme o médico, esses sinais podem indicar o início de condições que, se diagnosticadas precocemente, têm maiores chances de tratamento e controle.
Mais do que um conjunto de exames, o check-up é parte de uma rotina de cuidados que deve ser cultivada diariamente. Para o profissional, a prevenção deve estar integrada ao estilo de vida, com pequenas atitudes que fazem grande diferença no longo prazo. Entre as principais recomendações, estão:
“Incorporar a prevenção à rotina é um investimento na própria vida. Quanto antes o cuidado se torna um hábito, maiores são as chances de envelhecer com saúde e bem-estar”, finaliza Alexandre Pimenta.
Por Nayara Campos
Fonte: Portal EdiCase
A defesa do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice na chapa…
A imagem associada aos anjos geralmente é de seres celestiais com asas, vestidos de brancos…
A influenciadora Aline Bardy Dutra, de 45 anos, conhecida nas redes sociais como Esquerdogata, foi…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou neste domingo, 26, que sua primogênita Letícia Firmo foi vítima…
Ex-presidente do Banco Central, o vice-chairman e chefe global de políticas públicas do Nubank, Roberto…
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira 27, que seria uma honra receber a…
This website uses cookies.