Quando se trata de emagrecimento, oleaginosas e sementes podem ser grandes aliadas. Elas são ricas em nutrientes, fibras e gorduras saudáveis, ajudando a promover a saciedade e a controlar a fome. Além disso, fornecem energia e contribuem para o bom funcionamento do organismo.
De acordo a nutricionista Natália Colombo, as oleaginosas devem fazer parte de uma alimentação saudável porque são compostas por gorduras boas. “Elas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável”, explica.
A seguir, veja 10 oleaginosas e sementes que ajudam a emagrecer!
Possuem uma alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. São, ainda, uma boa fonte de proteína vegetal. Quando comparadas a outras oleaginosas, possuem menos calorias. A quantidade diária a ser consumida é de 10 a 12 unidades.
É rica em ômega 3, magnésio e selênio. O selênio é cofator para a formação de uma enzima endógena antioxidante. Portanto, o seu papel na defesa antioxidante é muito importante. O consumo regular dessa oleaginosa ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, prevenir diabetes, doenças cardíacas e melhorar a função cardiovascular. A quantidade de consumo deve ser de 2 a 3 unidades ao dia.
A chia é uma forte aliada do emagrecimento saudável. Quando a semente entra em contato com líquido no interior do estômago, ela forma uma espécie de “gel” que o dilata, aumentando a sensação de saciedade. “Ela ajuda a controlar o apetite, melhora o funcionamento intestinal e contribui para o equilíbrio metabólico — fatores essenciais em qualquer processo de emagrecimento”, afirma a nutricionista Bruna Makluf, da plataforma de emagrecimento Wefit.
As nozes têm uma mistura de nutrientes os quais podem ajudar a controlar a liberação de insulina, um hormônio que, em excesso, pode fazer o corpo acumular gordura na barriga. Além disso, elas também contêm nutrientes como vitamina E, manganês e zinco, importantes para manter a pele firme e hidratada.
A linhaça é uma semente que contribui para o emagrecimento por ser rica em fibras, que prolongam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo e da Food Research Center, a cada 100g da semente de linhaça contém cerca de 33,5 g de fibra alimentar.
Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que pode prevenir doenças cardíacas, melhorando os níveis de colesterol. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteopenia e osteoporose. Ademais, possui boa quantidade de vitamina B6 e é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual).
É uma boa fonte de zinco (também cofator de uma enzima endógena antioxidante), proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. O consumo da oleaginosa potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). A quantidade diária consumida deve variar entre 3 e 5 unidades.
Conforme a nutricionista Daniela Medeiro, consumir oleaginosas cruas ou torradas é o mais recomendado. Deve-se evitar comprar castanhas com sal, amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce. Lembre-se que, quanto mais natural, melhor será para a sua saúde.
O pinhão é uma opção nutritiva que pode contribuir para o emagrecimento por oferecer uma digestão mais lenta, ajudando a controlar o apetite. Seu consumo moderado garante energia estável ao longo do dia, evitando exageros nas refeições seguintes. “O pinhão fornece energia de forma gradual, o que é excelente para enfrentar o frio. Além disso, sua composição é rica em nutrientes que ajudam a modular o apetite, proteger o coração e ainda fortalecer o sistema imunológico”, explica a nutricionista Sabina Donadelli.
A quinoa é uma semente nutritiva que pode ajudar no emagrecimento por ser rica em proteínas e fibras, que promovem a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite. Sua digestão lenta fornece energia de forma constante, auxiliando no equilíbrio da alimentação.
O pistache é uma oleaginosa que pode ajudar no emagrecimento por ser rico em fibras, proteínas e gorduras boas, nutrientes que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite. Além disso, o consumo moderado contribui para o equilíbrio do colesterol, beneficiando a saúde do coração. Segundo TBCA, cada 100 g de pistache contém cerca de 20,2 g de proteína.
Fonte: Portal EdiCase
Por Sergio CaldasSão Paulo, 13/10/2025 - As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, à…
Nesta segunda-feira, as emoções tenderão a se intensificar, trazendo maior sensibilidade e desejo de conexão.…
O Cuiabá vai ganhando fôlego nessa reta final de Série B do Campeonato Brasileiro. Fazendo…
Fora da final da etapa de Paris da Liga Mundial de Skate Street (SLS), disputada…
Uma vítima de intoxicação por metanol ficou permanentemente cega após ingerir bebida alcoólica contaminada. Radharani…
Diane Keaton, renomada atriz de Hollywood que morreu neste sábado, 11, aos 79 anos de…
This website uses cookies.