Por mais competente que alguém seja, alcançar novos patamares depende de muito mais do que esforço individual. Em um cenário profissional cada vez mais interconectado, o valor de uma boa rede de contatos, o networking, ganha bastante destaque e influência.
Trilhar uma trajetória relevante envolve posicionamento inteligente e interações bem conduzidas. Nesse cenário, mesmo ações sutis podem gerar impactos duradouros, desde que praticadas com consistência, empatia e propósito.
“O networking é a criação e manutenção de uma rede de contatos, geralmente profissionais”, explica Mariana Almeida, psicóloga com foco em psicoterapia e orientação profissional. O principal objetivo dele é obter novas oportunidades de negócios e novas posições de trabalho, intercâmbio de conhecimentos e formação de alianças profissionais.
Após estabelecer alguns contatos profissionais, é importante saber como cultivá-los. “A melhora no networking acontece quando se consolida os relacionamentos previamente estabelecidos, sempre se mantendo em contato com eles e também tomando cuidado para não os deixar somente como um instrumento para alavancar a sua carreira ou resultados profissionais”, alerta Mariana Almeida.
Se você tem dificuldade em estabelecer e manter contatos profissionais, não se preocupe. Com ajuda da psicóloga Mariana Almeida, listamos dicas infalíveis para você melhorar o seu networking e alavancar sua carreira. Confira!
Use-o para contatar pessoas importantes para você, vá a palestras, cursos, seminários e workshops. Utilize esse período a seu favor.
Tanto nos locais mencionados no item acima quanto em outros, a possibilidade de conhecer alguém que contribua com sua área de atuação existe. O ato de entregar e receber cartões é uma boa forma de iniciar uma relação.
Não foque somente o conhecimento técnico de sua área. Transite entre os assuntos, mostrando que você tem algo mais a oferecer.
Leia jornais, blogs e assista aos noticiários.
Vá ao cinema e ao teatro, assista a séries e leia livros fora da sua área de atuação. Acompanhe campeonatos esportivos de que mais gosta, entre outros assuntos que possam ser um tópico de conversa.
Não contate a sua rede somente quando precisar. Chame os contatos para sair, curta ou registre algum comentário em suas redes sociais, ou seja, se interesse por outros aspectos da vida de seus conhecidos.
Utilizá-las para manter o contato é, hoje em dia, fundamental. Ao mesmo tempo, é preciso certo cuidado para não se expor demais.
Demonstre interesse pelos projetos e desafios dos outros, oferecendo apoio quando possível. Pessoas lembram de quem contribui sem esperar retorno imediato.
Entre em comunidades da sua área em fóruns, aplicativos ou grupos de mensagens. Esses espaços favorecem trocas constantes e conexões espontâneas.
Cumpra prazos, seja ético e demonstre consistência no trabalho. A reputação profissional atrai conexões valiosas sem que seja preciso buscá-las ativamente.
Fonte: Portal EdiCase
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli rebateu nesta segunda-feira, 27, críticas de…
Sabrina Sato revelou alguns apuros que enfrentou no começo da carreira com relação ao seu…
O deputado Juscelino Filho (Uniao-MA) chegou ao Ministério da Fazenda na manhã desta terça-feira, para…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 28/10/2025 11:24 O secretário de Defesa dos…
Dados da SES revelam que de janeiro a setembro deste ano foram feitas 5.214 mamografias…
O índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos elaborado pelo Conference Board caiu para…
This website uses cookies.