10 alimentos e bebidas que ajudam a queimar gordura abdominal

A gordura abdominal, também conhecida como gordura visceral, é o acúmulo de tecido adiposo na região do abdômen, envolvendo os órgãos internos. Além de afetar a estética e a autoestima de algumas pessoas, é considerada o tipo de gordura mais perigosa para a saúde, uma vez que está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

“Uma cintura larga pode aumentar o risco de desenvolvimento de problemas no coração, prejudicar a circulação sanguínea, acumular gordura no fígado e outros órgãos internos”, alerta a nutricionista Karen Oliveira.

Para prevenir ou se livrar da gordura abdominal, além de manter uma rotina saudável, que inclua exercícios físicos e acompanhamento médico, é fundamental cuidar da alimentação. Por isso, confira algumas opções de alimentos e bebidas que ajudam nessa tarefa!

A água por si só já é indispensável para ajudar na função metabólica e reguladora do corpo. Com a adição do gengibre, a combinação é ainda mais benéfica. Isso porque ele tem propriedade termogênica, o que auxilia no processo de emagrecimento.

2. Aveia

A aveia é um cereal rico em fibras, cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e carboidratos. De acordo com a nutricionista Daniela Medeiros, ela é fundamental para uma alimentação saudável. “A aveia tem carboidratos de absorção lenta, que dão a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no emagrecimento”, explica.

3. Chá verde e chá de hibisco

O chá verde e o chá de hibisco são conhecidos por seus efeitos que auxiliam na redução da gordura abdominal. O primeiro contém catequinas que estimulam o metabolismo e favorecem a queima de gordura, principalmente na região abdominal. Já o chá de hibisco é rico em antioxidantes e possui ação diurética, ajudando a combater a retenção de líquidos e a desinchar o abdômen. Além disso, ele contribui para o equilíbrio do colesterol e da pressão arterial, fatores que podem influenciar o acúmulo de gordura na barriga.

4. Ovos

Os ovos são um dos alimentos mais utilizados durante as dietas, pois, pela riqueza em proteínas, aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas comam menos. “Nele podemos encontrar todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo necessita para desempenhar as funções vitais, tais como: imunidade, transporte de nutrientes, fabricação de hormônios, produção de tecidos. As vitaminas e minerais presentes também têm funções de regulação e equilíbrio no organismo”, destaca a nutricionista Gabriela Marcellino. 

Nozes são uma opção nutritiva e saudável para a perda de gordura abdominal (Imagem: Krasula | Shutterstock)

5. Nozes

As nozes e outras oleaginosas têm uma mistura de nutrientes os quais podem ajudar a controlar a liberação de insulina, um hormônio que, em excesso, pode fazer o corpo acumular gordura na barriga. Além disso, elas também contêm nutrientes como vitamina E, manganês e zinco, importantes para manter a pele firme e hidratada.

“Possuem grande quantidade de nutrientes que provocam saciedade, são antioxidantes e ajudam a manter o nível de glicose estável, auxiliando o processo da queima de gordura”, explica a nutricionista Nathalia Bungenstab Sales.

6. Salmão

O salmão é uma excelente fonte de proteínas e ácidos graxos ômega 3, que é um importante ácido graxo anti-inflamatório. A inflamação crônica é um dos fatores que pode contribuir para o acúmulo de gordura abdominal. Além disso, o ômega 3 melhora a sensibilidade à insulina, ajudando o corpo a utilizar a glicose de forma mais eficiente e a armazenar menos gordura no abdômen.

7. Abacate

O abacate é uma fonte rica de gorduras saudáveis, especialmente ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura abdominal. Essas gorduras boas ajudam a equilibrar os níveis de colesterol, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo e evitando excessos alimentares. O consumo de abacate também auxilia na regulação dos níveis de insulina, o que pode ser crucial para evitar o armazenamento de gordura no abdômen.

8. Água de coco

De acordo com o nutricionista Filipe Oliveira, a água de coco é uma opção hidratante e saudável, especialmente quando comparada a algumas bebidas industrializadas. “Incorporá-la à rotina pode ser uma maneira deliciosa e natural de manter o corpo bem nutrido e hidratado. É uma bebida que existe em abundância aqui no Brasil e precisamos aproveitar mais os benefícios a favor da nossa saúde”, explica.

Além disso, a água de coco é um diurético natural, ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo. A retenção de líquidos pode fazer com que o abdômen pareça inchado e maior do que realmente é. O potássio, presente na bebida, ajuda a regular os níveis de sódio no corpo, promovendo a eliminação pela urina, o que diminui o inchaço abdominal.

9. Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é um alimento termogênico, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Isso acontece graças à capsaicina, substância ativa que estimula a queima de calorias e a oxidação de gorduras. Além disso, ela pode ajudar a reduzir o apetite, favorecendo o controle da ingestão calórica ao longo do dia.

10. Linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras, ômega 3 e lignanas, compostos antioxidantes que oferecem diversos benefícios para a saúde. Seu alto teor de fibras solúveis ajuda a aumentar a saciedade, reduzir o apetite e melhorar o funcionamento do intestino, fatores que contribuem para o controle do peso e a queima de gordura abdominal.

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Liberação para explorar petróleo não muda negociações na COP30, diz presidente designado

O presidente designado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André…

5 minutos ago

Alta brusca do petróleo e minério estimulam Ibovespa, mas NY fraca limita

O Ibovespa abriu em alta, em meio à disparada de quase 6% nas cotações do…

6 minutos ago

Flávio Bolsonaro sugere que EUA ataquem ‘barcos com drogas’ na Baía de Guanabara

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais nesta quinta-feira, 23, para sugerir ao…

9 minutos ago

5 orações e meditações cristãs para aliviar a ansiedade e fortalecer a mente

Em momentos de ansiedade, a oração e a meditação podem ser ferramentas poderosas para acalmar…

15 minutos ago

Vendas de moradias usadas nos EUA sobem 1,5% em setembro ante agosto

As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos subiram 1,5% em setembro ante agosto, para…

20 minutos ago

João Fonseca encara Shapovalov nas quartas após quebrar recorde do canadense no ATP da Basileia

Quando ganhou do gigante francês Giovanni Mpetshi Perricard, de 2,03m, João Fonseca se tornou o…

22 minutos ago

This website uses cookies.