Desde a noite de sexta-feira, 09, Goianésia comemora mais uma edição do Carnaval de Rua. Com várias atrações de renome nacional e internacional a festa do Rei Momo tem movimentado o comércio local através de turistas que tem lotado o sambódromo durante os shows noturnos. Durante o dia a festa acontece no Parque da Lagoa Princesa do Vale.

Na tentativa de manter a ordem e o sossego público nas regiões onde não acontecem as festividades, a Polícia Militar tem coibido o som excessivo, e inclusive tem realizado apreensões de veículos com som automotivo bem como conduzido seus condutores para a Delegacia de Polícia. Outros instrumentos sonoros que estejam perturbando também estão sendo apreendidos. Vale ressaltar, que mesmo antes do período de carnaval já era executado obedecendo a uma determinação do Ministério Público.

Na madrugada de sábado, 10, por exemplo, um homem de 23 anos foi levado para a Delegacia de Polícia após ser pego na Avenida Contorno, Bairro Carrilho, conduzindo um veículo no sentido sul/norte com o porta-malas aberto e com o som em alto volume. Para piorar ainda mais sua situação, ao ser abordado foi verificado que o jovem conduzia o carro em visível estado de embriagues. O veículo foi apreendido e levado para o pátio do 23º Batalhão da Polícia Militar - BPM - enquanto que o suspeito foi levado para a Delegacia.

Outro fato de perturbação foi registrado na Rua 39 Norte, Bairro Carrilho, por volta das 23h10 deste sábado. Após diversas ligações via 190, policiais militares deslocaram ao local onde depararam com um instrumento sonoro/acústico com o volume que perturbava o sossego de toda a vizinhança em uma casa alugada para temporada de carnaval. Diante da situação, foi localizado o responsável pelo imóvel, informado sobre o que estava acontecendo, bem como solicitado que fosse entregue a caixa de som que se encontrava em uso. Resultado: o aparelho foi apreendido e encaminhado com o seu responsável para a Delegacia de Policia.

Ainda na noite deste sábado, por volta das 23h43, policiais militares atendeu uma ocorrência de perturbação de sossego público na Rua 21 Norte, Bairro Carrilho. No local os PM’s depararam com o abuso de som automotivo em um Civic EXS preto além de gritarias, algazarras e desentendimentos entre os perturbadores. Ao serem solicitados, eles se recusaram a colaborar e não quiseram abrir o portão para entregar o veículo. De acordo com a polícia, o problema só foi resolvido após conseguirem abrir o portão depois de muita insistência e apelos, entretanto, para a remoção do veículo se fez necessário a contenção do condutor e perturbador para lograr êxito na ação. Como desfecho, o veículo foi apreendido junto ao pátio do 23º BPM por infração administrativa, enquanto que o responsável pelo veículo foi levado para a Delegacia.

Na região central de Goianésia um veículo também foi apreendido na madrugada deste domingo, 11. A Polícia informou que após solicitação anônima, policiais militares deslocaram até a Avenida Goiás Norte onde se depararam com um homem de 28 anos que se encontrava com um Saveiro branco com o som automotivo perturbando os moradores vizinhos. No momento da apreensão do veículo, o suspeito desobedeceu a ordem legal dos policiais quando eles preenchiam o auto de exibição e apreensão do carro. O homem, de acordo com a polícia, ainda dificultou e tumultuou o andamento do atendimento da ocorrência. Depois de ser orientado sobre os procedimentos, ele foi conduzido para a Delegacia e seu veículo foi guinchado e levado para o pátio do 23º BPM para os procedimentos administrativos.

É bom esclarecer que os veículos que forem apreendidos durante o período de carnaval só serão liberados a partir de quinta-feira, 15, quando a sessão administrativa do Batalhão retornar do recesso de carnaval.