O mundo dos negócios tem passado por mudanças significativas e acentuadas nas últimas décadas. A globalização da economia e o rápido desenvolvimento dos sistemas de informação, que aceleram e facilitam a troca de informações, têm acirrado a competição pelos diversos mercados e as empresas que fazem parte de uma cadeia de valor precisam ser competitivas.

Com o pensamento de contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, o SEBRAE adotou a estratégia de encadeamento produtivo, e vem promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas, através de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes.

A grande empresa e o SEBRAE definem o modelo de parceria. Fazem um mapeamento das demandas de bens e serviços e dos requisitos exigidos pelas grandes empresas. Posteriormente, as pequenas empresas são diagnosticadas, o gap de competitividade é identificado, e recebem um plano de ação com as oportunidades de melhoria do seu negócio, em seguia, o conjunto de soluções para promover o encadeamento produtivo é identificado e organizado a partir dos portfólios de soluções internas do SEBRAE e de instituições de apoio que possuem competências complementares.

No início de 2017, graças a uma parceria com a Jalles Machado S/A, o Programa de Encadeamento Produtivo foi iniciado pelo SEBRAE na região de Goianésia, beneficiando dezenas de micro e pequenas empresas. O programa será encerrado nesta quarta-feira, 05, em grande evento no auditório da empresa Jalles Machado, quando também serão entregues os certificados às empresas que concluíram o ciclo.

Durante dois anos, o Programa trabalhou com a visão de desenvolver e aprimorar a competência dos pequenos negócios da cadeia de valor do Grupo Jalles Machado, empresa âncora, e facilitar a realização de negócios entre eles, a partir da adoção de padrões técnicos e de qualidade, além disto, o Programa teve ainda o foco de impulsionar a competitividade e a inovação nas micro e pequenas empresas participantes que passaram por melhorias na gestão, na estrutura física e de pessoal.

Como Apoio do SEBRAE, cada fornecedor aperfeiçoa seus serviços, cumpre exigências, condições e critérios demandados pela empresa âncora. As empresas receberam visitas mensais de consultores especializados em todas as áreas de gestão, além de consultorias em cada área apresentada nos cursos que os empresários receberam. Desde o início do programa, foram realizadas mais de 2.000 horas de consultorias. Também foram realizadas 52 capacitações através de palestras, oficinas e cursos.

Mas grande empresa também ganha. O Programa gera benefícios com o aumento da qualidade na gestão e na prestação de serviços, melhores preços, agilidade e redução dos custos. Ou seja, grandes e pequenas empresas trabalhando juntas.

Serviço:
Encerramento do Programa Encadeamento Produtivo
Local: Auditório da Empresa Jalles Machado
Endereço: Fazenda São Pedro, rodovia GO-080 km 75,1
Data: 05/12 - quarta-feira
Horário: 08h00