Nesta quarta-feira, 28, a Regional Noroeste do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE - realizou em Goianésia a oficina “Orientação Sobre Acesso a Financiamento”, através do programa “Começar Bem” que é voltado para quem tem uma ideia de negócio ou já tem experiência em trabalhar por conta própria.

Durante a oficina Ministrada por Mauro Divino dos Santos, consultor credenciado do SEBRAE, os participantes aprenderam como avaliar as possibilidades de crédito para seu negócio. “O objetivo maior desta oficina é estar orientando o empreendedor sobre as regras gerais para obtenção de financiamento. Fazer com que os participantes entendam que não existe apenas as instituições bancárias como as instituições que vão estar auxiliando neste crédito.”

Os potenciais empresários tiveram um clareamento sobre tipos de financiamento e destinação dos recursos, como por exemplo, o investimento fixo, que corresponde a todos os bens que devem ser adquiridos para que o negócio possa ser implementado, e o capital de giro, que é o montante de recursos necessários para o funcionamento inicial da empresa.

Em modos gerais, a oficina apresentou os tipos de financiamento disponíveis atualmente no mercado e qual sua destinação, de acordo com a necessidade de recursos da empresa. A oficina buscou ressaltar ainda a importância da gestão financeira no levantamento da real necessidade de financiamento.

Por fim, a oficina apresentou as principais informações necessárias para a avaliação de uma linha de crédito, visando apoiar o participante em identificar o produto bancário mais adequado às suas necessidades de investimento.