Neste domingo, dia 6 de agosto, foram definidos os dois finalistas do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2017 que também são os dois novos integrantes do Goianão em 2018. As informações são da Federação Goiana de Futebol.

No jogo de volta do Grupo C da Fase Semifinal a vitória do Grêmio Anápolis sobre o Goiânia por 2x0 no Estádio Olímpico Pedro Ludovico em Goiânia deu ao time anapolino a classificação para a Fase Final da competição e o acesso ao Goianão em 2018.

Na partida de volta do Grupo D da Fase Semifinal o empate em 1x1 entre Anapolina x Trindade no Estádio Jonas Duarte em Anápolis deu à equipe rubra de Anápolis a classificação para a Fase Final do Campeonato assim como o acesso ao Goianão 2018. Os dois times eliminados nestas semifinais, Trindade e Goiânia, ficam respectivamente na 3ª e 4ª colocações da competição.

Agora Grêmio Anápolis x Anapolina decidem em ida e volta no Estádio Jonas Duarte em Anápolis nesta semana, quarta e domingo, 9 e 13 de agosto, o título de campeão da Divisão de Acesso/2017, com o Grêmio Anápolis pela maior pontuação ao longo da competição, 20 x 19, tendo a vantagem da igualdade de pontos e gols para sagrar-se campeão da Divisão de Acesso pela 1ª vez na história, enquanto a Anapolina buscará seu 2º título de campeã na história deste Campeonato, o 1º conquistado em 2013.

Os dois times fizeram parte do Grupo B na 1ª Fase do Campeonato, consequentemente já se enfrentaram na competição em duas oportunidades e nas duas triunfos da Anapolina por 3x1 em cada um dos dois turnos da mesma.

O Goianão 2018 será o de número 75 na história e contará quatro anos depois com a participação das atuais três equipes profissionais de Anápolis: Anapolina, Anápolis e Grêmio Anápolis.

No Goianão 2014, esses três times tinham a companhia dos goianienses Atlético, Goiás e Vila Nova mais a Aparecidense, ao passo que Goianésia, Trindade e Crac  são substituídos em 2018 por Iporá, Itumbiara e Rio Verde.

O Grêmio Anápolis foi um dos quatro finalistas da Divisão de Acesso no ano passado, ficando em 4º lugar, conquistando o acesso de volta ao Goianão na 2ª tentativa, após o rebaixamento em 2015. Venceu todas as suas quatro partidas realizadas fora de casa na competição.

A Anapolina está de volta ao Goianão, de imediato, ficando ausente do mesmo apenas esse ano de 2017 depois do rebaixamento no ano passado, a exemplo do que ocorreu quando de seu 1º rebaixamento no Goianão em 2012, se ausentou em 2013 sagrando-se campeã da Divisão de Acesso, retornando de imediato em 2014.