A Escola Municipal Evangélica Monte Moriá se destacou nacionalmente após conquistar a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - de Goiás. A nota de 8.6, alcançada pela unidade de ensino, chegou a ser premiada em Brasília pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB - para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios.

Em Goianésia a nota foi comemorada pelo prefeito Renato de Castro que fez questão de receber os alunos e responsáveis da escola em uma tarde de muitas homenagens, com direito a carreata. “O mérito é da escola, mas Goianésia inteira celebra esse momento, porque essa é a prova que a cidade presencia uma melhoria evidente na educação, onde os investimentos garantem que estamos plantando no futuro, cidadãos capazes de fazer nossa cidade continuar crescendo”, afirmou Renato de Castro.

A nota de 8,6 obtida pela escola, a colocou também entre as Top 20 do Brasil, ou seja, além de ser a melhor de Goiás, está entre as 20 melhores do país, fazendo com que Goianésia se torne referência em educação de qualidade.

Vale ressaltar que em 2018 a escola recebeu das mãos do então presidente da república, Michel Temer, e do ministro da educação, José Mendonça Filho, certificado que a reconheceu como sendo uma das 07 melhores escolas públicas do país. Na época, a avaliação que colocou a Escola Monte Moriá como uma das sete melhores do país foi realizada em todos os municípios brasileiros pelo INEP, por meio da ANA - Avaliação Nacional de Alfabetização.