O Corpo de Bombeiros de Goianésia capturou uma cobra cascavel em residência abandonada na Avenida Brasil Leste, Bairro Santa Luzia. Um vizinho do imóvel visualizou a cobra entrando na residência e acionou a corporação.

Usando técnicas adequadas, o animal de aproximadamente um metro e meio foi capturado e entregue na Secretaria Municipal de Meio Ambiente que em seguida soltou a cobra em seu habitat natural.

Vale ressaltar que a cascavel é uma cobra venenosa. Estas serpentes possuem um veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. É uma serpente com hábitos predominantemente noturnos, é terrestre e pouco ágil.

Uma característica bem conhecida das cascavéis é uma estrutura na extremidade da cauda semelhante a anéis. Ao contrário do que muitos acreditam o número de anéis no chocalho das cascavéis, não representam a idade da cobra, mas sim o número de vezes que a mesma já trocou de pele, o que pode ocorrer de duas a quatro vezes ao ano. Mas é importante saber que mesmo assim, este não é um parâmetro totalmente seguro para afirmar com exatidão o tempo de vida de uma determinada cascavel.

Cascavel capturada pelos bombeiros foi solta em seu habitat natural - Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros