Dr. Leandro participou da primeira turma do Empretec 2018“Fazia tempo que eu não conseguia ter tantos resultados, em tão pouco tempo, depois que eu fiz o Empretec”. A afirmação é do médico pediatra Leandro Pinheiro, e resume bem a importância para os empreendedores desse seminário, que em 2018 completa 30 anos no mundo, e 25 anos no Brasil. Presente em mais de 40 países, o Seminário Empretec é aplicado no Brasil exclusivamente pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.

Atuando há quatro anos como pediatra, Dr. Leandro já atuou no Hospital Municipal Irmã Fanny Duran, e urgência e emergência do SAMU, porém, hoje, além de atuar como professor na Universidade de Rio Verde - UniRv, ele possui seu próprio consultório de pediatria no prédio da Climagem, em Goianésia.

De acordo com Leandro Pinheiro, que fez parte da primeira turma do Empretec em 2018, entre as muitas características empreendedoras desenvolvidas no seminário, a que mais lhe serviu para avançar no mercado foi a que se refere a estabelecimento de metas. “Este é o grande problema do empreendedor brasileiro. Ele quer abrir um negócio, mas ele não busca informações, ele não conhece a concorrência, ele não conhece o seu negócio, ele não sabe o que é gerir aquele negócio, e aí ele acaba sendo na verdade o empregado do seu próprio comércio. Então, o estabelecimento de metas claras e objetivas, foi a coisa que fez com que tivesse maior resultado hoje em dia. Depois do curso eu estabeleci metas com datas atingíveis, quantitativas, que realmente trouxeram muita diferença”, explica.

Além do estabelecimento de metas, outras características empreendedoras são trabalhadas no seminário: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Ronaldo Peixoto participou da segunda turma Empretec 2018“O Empretec foi algo de extrema importância na minha carreira profissional, como empresário, pois eu tinha muita teoria em questões de faculdade que eu já cursei, muitos cursos que eu vinha fazendo, mas nunca tinha visto algo tão voltado para o empreendedorismo. O Empretec foi um divisor de águas no sentido de entender o que faço e melhorar o que não faço”, destaca o empresário Ronaldo Peixoto, proprietário da RL Transporte e Pulverização, que participou da segunda turma do Empretec deste ano.

A RL Transporte e Pulverização vêm se tornando uma das maiores empresas na área de prestação de serviços na região de Goianésia. “Todo empresário que tem fome de crescer faça. Simplesmente faça. Porque ele vai te proporcionar uma visão de negócio muito grande. Vai entender porque muitas ações que você fez não deu certo. Todo empresário que tem vontade de crescer, continuar crescendo, independentemente do tamanho que ele é, se é um pequeno, médio ou grande, mais ele quer continuar avançando, faça [o Empretec]”, finalizou Ronaldo Peixoto.

O Empretec
O  Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor, bem como a identificar novas oportunidades de negócios. Os participantes são incentivados a vivenciarem mudanças e a reverem conceitos e atitudes.

Com carga horária de 60 horas, o Seminário acontece durante seis dias consecutivos e exige dedicação total do participante, já que é realizado em tempo integral. A metodologia é vivencial e altamente interativa, com jogos, entrevistas, palestras e atividades extras.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em 2017 com 2.884 clientes atendidos, a satisfação geral com o Empretec é muito positiva: 75% dos participantes ficaram muito satisfeitos, tendo atribuído notas 9 ou 10 para curso, gerando nota média de 9,1.

A maior parte das empresas, após participação no Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal. E a nota média da recomendação do Empretec alcançou 9,6 pontos.

Por ser uma capacitação eminentemente comportamental, o Empretec proporciona aos seus participantes melhoria no desempenho empresarial, mais segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades, entre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial e, por consequência, reduzindo significativamente as possibilidades de fracasso.

Empretec em Goianésia
Para participar, procure o Sebrae Goianésia localizado no Paço Municipal (Rua 33 nº 839, Setor Sul) ou através do telefone (62) 3389-7400 e inscreva-se para a seleção.

Em seguida, agende uma entrevista, composta de perguntas sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. Isso vai auxiliar o Sebrae, durante o Seminário do Empretec, nas orientações para o grupo de pessoas selecionadas.

Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa.