Alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás - CEPMG - José Carrilho, foram destaques no 20º Festival Internacional de Cinema Ambiental - FICA - realizado na Cidade de Goiás neste sábado, 09. Das oito indicações para receber o certificado de honra, dentre várias escolas do Estado de Goiás, quatro foram do CEPMG de nossa cidade.

De acordo com o professor Lucas Alves, orientador das atividades relacionadas à produção de filmes na escola de Goianésia, os alunos se empenharam muito na produção dos vídeos, sendo que a unidade escolar ainda realizou uma mostra especial com 24 filmes com a temática Água. Destes filmes, foram selecionados seis para a mostra no Espaço SECIMA. “Os alunos já estão pensando no tema para a próxima edição do Fica. Nós pretendemos dar continuidade às produções sobre meio ambiente”, disse.

Para o Major Romão, a produção dos filmes gera pesquisa e conhecimento. “No processo de produção, os primeiros a se conscientizarem são os alunos que estão pesquisando e aprendendo para tratar os assuntos no filme”, afirmou.

Na oportunidade, Eduardo Régis, aluno do 3º ano da escola de Goianésia, relatou que começou a fazer os filmes em 2016 e conseguiu passar o conhecimento que adquiriu com a produção dos vídeos para os colegas das outras séries. “Hoje minha equipe tem alunos das três séries do Ensino Médio. Eu termino os estudos no final desse ano, mas tenho certeza que o conhecimento que eu passei para a equipe será passado para os novos alunos do 1º ano em 2019”, declarou.

A Mostra Ambiental Escolar premiou oito filmes com menção honrosa nas categorias: tentativa e esforço na construção de uma linguagem cinematográfica; criatividade e originalidade na produção do filme; visão abrangente e exploração do tema; e busca e questionamento da temática ambiental.

A comissão avaliadora foi composta por membros da equipe de educação ambiental da SECIMA - Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos.