Um caso de susto e pavor aconteceu com uma mãe na noite deste domingo, 15, no Bairro Santa Luzia, quando um bebê recém-nascido se engasgou com leite e a família ligou para o Corpo de Bombeiros, que ajudou por telefone.

Assim que atendeu a ligação, um bombeiro começou a passar toda orientação para a família, que começou a fazer os procedimentos para a desobstrução das vias áreas da criança. A própria família conseguiu fazer, ao mesmo tempo em que uma ambulância deslocou até a residência.

O objetivo do atendimento via telefone é otimizar o socorro, tendo em vista que em casos de engasgamento qualquer segundo é fundamental para garantir a vida da vítima.

Quando os bombeiros chegaram ao local o bebê já estava respirando e com sinais vitais preservados, assim, a mãe do recém-nascido optou por não encaminhá-lo para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

Orientação
O Corpo de Bombeiros orienta que em casos de engasgamento seja feito contato com a central, através do telefone 193. A recomendação é para que uma pessoa que esteja mais tranquila faça o contato para que consiga realizar os procedimentos com mais precisão.

No caso de bebês, a orientação é para que a criança seja virada de costas, sobre a perna de um adulto, que dará leves palmadas nas costas. Para crianças com idade acima de um ano, é realizada uma manobra com leves empurrões no estômago.