Os Correios lançam nesta sexta-feira, 10, a Campanha Papai Noel dos Correios 2017. Em Goiás, a cerimônia foi conduzida nesta manhã pelo superintendente Estadual da empresa, Osmar Caldeira Júnior, no edifício-sede da estatal, na Praça Cívica, em Goiânia.

O Papai Noel dos Correios foi recepcionado por cerca de 40 crianças do Escola Municipal Marechal Ribas Júnior, da Vila Redenção, em Goiânia. As crianças, que participam do Coral Vozes em Canto, fizeram uma apresentação especial para o Bom Velhinho. Apoiadores da campanha, que tradicionalmente adotam cartinhas, também participaram do evento.

Após o lançamento da Campanha, o Papai Noel dos Correios seguiu para o Jardim do Cerrado, onde participa do Mutirão da Cidadania do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE. No local, crianças da Escola Municipal Dom Tomás Balduíno escreverão suas cartinhas para entregar pessoalmente ao Bom Velhinho. Os alunos também participam de uma oficina filatélica, oferecida pela empresa.

Maior ação social da empresa, a campanha é realizada há 28 anos e tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O Papai Noel dos Correios procura manter viva a magia do Natal, estimulando o voluntariado e a solidariedade dos trabalhadores e da sociedade, além de promover junto às crianças o desenvolvimento das habilidades de redação de cartas, do endereçamento correto e do uso do CEP e do selo postal.

Desde 2009, a campanha tem seus objetivos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) preocupação com o bem estar da criança, tornando-se ponto de partida para as ações educativas, ao mesmo tempo em que se busca a promoção da solidariedade e da tolerância, elementos constituintes para o exercício da cidadania.

Números
Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 2,6 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1 milhão e 772 mil que atendiam aos critérios da campanha foram disponibilizadas para adoção e 1 milhão e 416 mil foram adotadas. Em Goiás, no mesmo período, foram recebidas 75.592 cartas, dessas 52.592 foram consideradas aptas e 38.360 foram adotadas.

Em 2016, os números da campanha em Goiás foram os mais positivos da história. 35 mil cartas foram recebidas, cerca de 24 mil atendiam aos critérios e foram disponibilizadas para adoção. 15 mil foram adotadas, 3.700 a mais que na campanha do ano anterior. Com a preciosa ajuda dos voluntários, aproximadamente 17 mil presentes foram recebidos pela empresa e entregues às crianças. Este ano, a SE/GO almeja superar estes números e realizar o sonho de mais crianças em todo estado.

Como funciona
A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil. As cartas devem ser escritas à mão e enviadas por crianças, que devem ter até 10 anos ou estarem matriculadas até a 5ª série.

As cartas são lidas e selecionadas de acordo com os critérios da campanha, sendo permitida uma por criança, que contenham pedidos de brinquedos, roupas ou material escolar. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel, que em Goiânia, está situada nos Correios da Praça Cívica, a qual irá funcionar das 09h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira. Vale ressaltar que os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências.

Os presentes relativos às cartas adotadas deverão ser entregues pelos padrinhos, que são aqueles que adotam as cartinhas, também na Casa do Papai Noel, situada na agência da Praça Cívica, para que posteriormente a entrega seja feita pelos Correios. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Uma novidade para este ano será a ampliação dos pontos de adoção de cartas. Na região metropolitana, além de Goiânia, as cartas estarão disponíveis em Trindade e Senador Canedo. Haverá ainda locais de adoção nas cidades de Anápolis, Catalão, Iporá, Itumbiara, Jataí, Morrinhos, Quirinópolis, Rio Verde e São Luis de Montes Belos.

Parceria com a Educação
Desde 2010, a ação social foi posta à serviço da educação, por meio de parcerias com a rede pública de ensino. Este ano, em Goiás, a superintendência Estadual dos Correios reforçou a parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Goiânia, Aparecida de Goiânia e de Trindade.

Dessa forma, a campanha contemplará, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais.

Cartas entregues diretamente pela sociedade também serão recebidas, gratuitamente em qualquer agência dos Correios, e disponibilizadas para adoção normalmente.

Datas da Campanha em Goiás
Abertura: 10 de novembro. Atendimento a partir das 14h00;
Envio de cartas: até o dia 30/11;
Período para adoção de cartas: 10/11 a 04/12;
Entrega dos presentes: 10/11 a 07/12;
Horário de atendimento da casa: 09h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira;
Local: Correios da Praça Cívica (Av. Tocantins, nº 11, Setor Central, CEP: 74003-901);